27/11/2012

Projeto João Simões Lopes Neto se despede

Encerrou-se na noite de ontem (26) o Projeto João Simões Lopes Neto - O escritor da alma gaúcha. A cerimônia ocorreu na sede do Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) contando com a exibição do curta metragem Contrabandista - adaptação do conto simoniano - e apresentação do relatório do projeto. 

Henrique de Freitas Lima falando sobre a adaptação de
Contos Gauchescos para as telonas
O escritor da alma gaúcha

Promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pela Associação Lígia Averbuck, e tendo como parceiros o IJSLN e Cinematográfica Pampeana, o projeto percorreu o estado com atividades comemorativas ao centenário da obra Contos Gauchescos. Ao todo foram cerca de 4.000 pessoas que participaram diretamente da programação que passou por 10 cidades gaúchas.

Público aproveitou ainda para conferir a mostra de banners 
Com o objetivo de incentivar o público estudantil e a comunidade em geral a apreciar o universo simoniano, o projeto incluiu as seguintes ações: distribuição de 3.000 exemplares da edição especial  (patrocinado pela Panvel Farmácias) do livro Contos Gauchescos e Lendas do Sul para escolas públicas, exposição itinerante de banners que contavam um pouco da vida e a obra de Simões Lopes Neto e projeção do filme Contos Gauchescos para estudantes e comunidade, com debate com o diretor Henrique de Freitas Lima.

Cerimônia com exibição de curta

O evento se iniciou por volta das 19h, com Henrique de Freitas Lima fazendo a leitura do relatório do projeto. O presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza Leite aproveitou a ocasião  para convidar a todos para as próximas palestras promovidas pelo Instituto que irão acontecer nesta semana, nos dias 29 e 30, e também para noticiar que o projeto de lei, que dá ao aeroporto de Pelotas o nome de João Simões Lopes Neto, foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, o que deixa muito encaminhado esta justa homenagem.

Curta metragem Contrabandista sendo exibido
Recentemente chegou aos cinemas de todos o estado o filme Contos Gauchescos, onde o diretor Henrique de Freitas levou para as telonas personagens como Chico Ruivo, Jango Jorge e o impagável Blau Nunes. O filme é composto por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Para a ocasião de ontem foi escolhido a adaptação de Contrabandista. Antes da sessão começar, Freitas revelou aos presentes que o filme que já havia sido adquirido pelo Canal Brasil, agora foi negociado com a RBS TV. 

Após a sessão ainda houve um coquetel, com comes e bebes, onde os presentes puderam confraternizar.

Coquetel servido após a sessão do curta

Livro doada ao acervo do IJSLN

Texto e Fotos: Cassio Lilge
27.11.2012


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes