27/11/2012

Palestra de Cláudio Cruz, nesta quinta, no IJSLN

O ciclo de palestras em comemoração ao centenário do livro “Contos Gauchescos” chega a seu 17ª encontro. Na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, o auditório Carlos Reverbel, do IJSLN, receberá o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina Cláudio Celso Alano Cruz para palestrar sobre o conto “Correr eguada”.


O palestrante
Cláudio Cruz é pós-doutor pela Universidad de Buenos Aires (2008) e doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), tendo livros - entre eles “Simões Lopes Neto” (1999) - e textos publicados no país e no exterior (Estados Unidos, Argentina, Holanda, França, Venezuela, Paraguai, Chile). Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Argentina. Recentemente Cláudio Cruz organizou uma nova edição de "Contos Gauchescos", pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. O lançamento do livro em Pelotas se dará juntamente com a palestra no IJSLN.

Não há nada como tomar mate e correr eguada!
Na ocasião, Cláudio fará a palestra "Civilização e barbárie: o belo horror em "Correr eguada"" a partir do conto "Correr eguada", de João Simões Lopes Neto. Em um texto característico da literatura simoniana, Blau Nunes narra a tradição dos pampas a um jovem piá, entre causos e elementos da história gaúcha.


Clique aqui para ler o conto


A palestra, que tem entrada franca, terá início às 19h no auditório Instituto João Simões Lopes Neto.

Texto: Eduarda Schneider Lemes
27.11.12

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes