30/11/2012

Cláudio Cruz palestrou no IJSLN


Na última quinta-feira, 29, o professor e pesquisador Cláudio Cruz apresentou a palestra "Civilização e barbárie: o belo horror em ‘Correr eguada’”. O encontro foi o de número 17 de um total de 19 palestras em celebração ao centenário de Contos Gauchescos.

Presidente do IJSLN, Antonio Carlos Mazza Leite, e o professor Cláudio Cruz
Para um auditório cheio, Cláudio Cruz abordou diversos aspectos sobre o conto “Correr eguada”. O professor trouxe ao auditório Carlos Reverbel reflexões sobre as dificuldades de leitura que o conto em questão gerou aos leitores - em especial aos estudantes -, além de fazer um balanço bem sucinto em favor da crítica. Além disso, fez um breve resumo do conto, a fim de facilitar o entendimento àqueles que não o conheciam.

O palestrante também fez uma abordagem acerca do bordão que Blau repete por diversas vezes no conto, sendo este: "não há nada melhor do que tomar mate e correr eguada". Segundo Cláudio Cruz, as duas coisas (tomar mate e matar égua) estão lado a lado como se fossem normais, rotineiras. Tornando a palestra um pouco mais dinâmica, propôs a leitura do conto em conjunto com os ouvintes, além de estimular, ao final do encontro, o debate e possibilidades de novas leituras.

A noite foi encerrada com muitos aplausos.


Próxima palestra

Dando sequência às celebrações ao centenário de Contos Gauchescos, acontece hoje à noite, a partir das 19 horas, a palestra do jornalista, escritor e professor universitário Antônio Carlos Hohlfeldt. O conto a ser abordado é “Juca Guerra”.

Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é ativo no mundo acadêmico. Na carreira jornalística trabalhou por dezessete anos no Correio do Povo, tendo integrado também a equipe do Diário do Sul, sempre na área de jornalismo cultural. Atualmente, é o único crítico teatral em atividade na capital gaúcha, mantendo sua coluna semanal no Jornal do Comércio, às sextas-feiras.

Na carreira política, Hohlfeldt foi vereador na capital gaúcha por quase vinte anos e vice-governador do Rio Grande do Sul durante o mandato de Germano Rigotto. Como reconhecimento de sua contribuição na divulgação da cultura do estado, foi eleito patrono da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre no ano de 2007, e, em 2009, foi agraciado pelo Prêmio Trezentas Onças, concedido pelo IJSLN.

Nesta sexta-feira, Hohlfeldt estará no Instituto João Simões Lopes Neto palestrando sobre o conto “Juca Guerra”. A entrada, como sempre, é franca.

Texto: Cassio Lilge, Pedro Henrique Costa Krüger
Fotografias: Pedro Henrique Costa Krüger (palestra Cláudio Cruz)
30.11.2012 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes