06/07/2012

Veja como foi o Prêmio 300 Onças

Na noite de ontem, dia 5 de julho, no Instituto João Simões Lopes Neto, ocorreu a cerimônia que homenageou, com a moeda do Prêmio 300 Onças, os ilustres Henrique Pires, Valter Sobreiro Junior e Donaldo Schüler, grandes difusores da obra do escritor pelotense.

Moedas oferecidas ao homenageados
O presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza Leite, iniciou a solenidade com um discurso, no qual agradeceu a presença dos convidados e exaltou a importância de premiar as pessoas que contribuem para a preservação e difusão do trabalho de Simões Lopes Neto. Antônio Carlos, ainda fez uma prestação de contas referente às atividades mantidas pelo Instituto, e também saudou as autoridades que se faziam presentes no evento, representando diversas entidades de nossa cidade e do Estado.

Presidente dando início a solenidade
Os premiados da noite

Henrique Pires, sócio fundador do Instituto João Simões Lopes Neto, recebeu a moeda do Prêmio 300 Onças das mãos do presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza Leite. Em seu discurso, Henrique falou sobre a imposição da obra na cultura das pessoas, citando, por exemplo, a história tão conhecida do Negrinho do Pastoreio e todas as crendices que a cercam. As pessoas reconhecem a obra através de seus personagens, nem sempre através do autor. João Simões Lopes Neto foi um dos escritores que conseguiu se fazer universal através dessa popularização dos personagens que criou.

Henrique Pires discursando após receber a moeda
O segundo homenageado, o teatrólogo Valter Sobreiro Junior, recebeu o prêmio pelas mãos do escritor Aldyr Garcia Schlee. Valter ressaltou em sua fala a gratidão a Schlee, dizendo que foi este quem o apresentou a obra de Simões, formando, então, duas grandes influencias em sua vida profissional: Aldyr e João Simões Lopes Neto. Valter, ainda, falou sobre o sucesso das peças que montou baseando-se na obra do escritor pelotense.

Aldyr Schlee entregando a medalha a Valter Sobreiro
O terceiro homenageado, prof. Donaldo Schüller, recebeu sua homenagem através das mãos da 1ª presidente do Instituto, Paula Schild Mascarenhas. Donaldo disse estar muito feliz pela atenção que a cidade de Pelotas tem dado a Simões, comparando a importância de Simões para Pelotas, com a importância de James Joyce para a cidade de Dublin. Além disso, revelou em seu discurso, que João Simões Lopes Neto está entre os autores que mais lê.

Donaldo Schüller discursando após receber o prêmio
Público lotando o auditório Carlos Reverbel
Donaldo e  Valter Sobreiro no detalhe
Henrique Pires exibindo sua moeda


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes