21/07/2012

Cerimônia de tombamento do prédio que abriga o IJSLN

Na manhã da última sexta-feira (20), no Instituto João Simões Lopes, ocorreu a cerimônia de tombamento de três prédios pelotenses, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. Na ocasião os seguintes prédios foram oficializados como patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul: Castelo Simões Lopes, Instituto Simões Lopes Neto e Catedral São Francisco de Paula.

O auditório Carlos Reverbel estava cheio para acompanhar à cerimônia. Dentre os presentes, destacam-se o secretário estadual de Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (IPHAE), arquiteto Eduardo Hahn, o Prefeito de Pelotas, Adolfo Antônio Fetter Júnior, a secretária-geral de Governo, Miriam Marroni, o representante da Catedral São Franscisco de Paula, Pe. Luiz Boari, o presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, dr. Antônio Carlos Mazza Leite e a representante do Castelo Simões Lopes, Suely Simões Lopes.

Grandes personalidades da cerimônia
O tombamento é uma iniciativa do Poder Executivo que visa a valorização de um bem imóvel (edificação ou região) ou bem móvel (objetos). Tem assim, o propósito de proteger o imóvel (ou móvel) contra sua descaracterização ou destruição, devido ao seu valor cultural para toda a sociedade. Ao final da cerimônia, o secretário estadual de Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (IPHAE), arquiteto Eduardo Hahn, assinaram o livro Tombo.




Os prédios

Texto: Cassio Lilge, Pedro Henrique Costa Krüger
Fotos: Eduarda Schneider Lemes, Cassio Lilge, Pedro Henrique Costa Krüger
21.07.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes