18/07/2012

Cláudia Laitano palestra no IJSLN sobre a vida e obra de Carlos Reverbel

Na noite da última quinta-feira (17), no Instituto João Simões Lopes Neto, ocorreu a palestra da jornalista Cláudia Laitano sobre a vida e obra de Carlos Reverbel - o primeiro biógrafo de João Simões Lopes Neto. O evento contou com apoio do Museu do Charque, e começou por volta das 19h.

O presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza Leite, fazendo a abertura do evento
 Ao lado a  palestrante da noite e o diretor do Museu do Charque, José Antonio Mazza Leite

No encontro, Cláudia Laitano palestrou sobre a obra e vida do jornalista, escritor e pesquisador que completaria cem anos no dia 21 deste mês, caso ainda fosse vivo. Emocionada, falou sobre a sua amizade com o pesquisador e a importância dele na sua formação como jornalista. O auditório, que leva o nome do homenageado da noite, estava lotado para acompanhar a palestra. Entre os presentes se encontrava a filha do homenageado, Beth Reverbel de Souza, que ao fim da palestra contou algumas peculiaridades de seu pai e agradeceu as homenagens. 

Cláudia Laitano discursando sobre seu convívio com Carlos Reverbel
A palestrante, que atualmente é editora executiva da área cultural da Zero Hora, foi responsável pela publicação de Arca de Blau (1993) - livro que traz memórias de Carlos Reverbel. Sobre a importância do trabalho deixado por Reverbel, Cláudia enfastiou que "Algumas coisas só sobrevivem, se alguém trabalha por elas", assim, o atual reconhecimento das obras deixadas por Simões Lopes muito se deve ao trabalho pioneiro de Reverbel.

Público que se fez presente no Auditório Carlos Reverbel

O homenageado Carlos Reverbel deixou para a cultura gaúcha uma rica contribuição, como a primeira biografia de J. Simões Lopes Neto em Um capitão da guarda nacional (1981); a que escreveu sobre Assis Brasil em Diário de Cecília de Assis Brasil (1983); e o livro Gaúcho (1986), apontado como um dos mais completos ensaios históricos sobre a origem e a formação do gaúcho. Atuou ainda na editora Globo, nos jornais Correio do Povo e Zero Hora, por onde também foi um grande divulgador da cultura.

Flávio Loureiro Chaves, que veio a Pelotas prestigiar a palestra de sua ex-aluna

Texto: Pedro Henrique Costa Krüger e Cassio Lilge.
18.07.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes