Hoje, quinta-feira (31), o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) tem a satisfação de receber o professor e historiador Eduardo Arriada. Ele fará a palestra intitulada "Duelo de Farrapos: entre a ficção e a história” às 19h no auditório Carlos Reverbel, no próprio IJSLN. O evento faz parte do ciclo de palestras em comemoração ao centenário dos contos gauchescos.
A palestra "Duelo de Farrapos: entre a ficção e a história” visa uma discussão entre o discurso literário e o discurso histórico, as suas aproximações e afastamentos, suas fronteiras e identidades. Além de propor uma análise de como certos fatos são abordados pela literatura e pela história e interpenetrar nos processos sociais e simbólicos dessas construções. Partindo de pressupostos discutidos há muito tempo por Michel...
31/05/2012
30/05/2012
A história por trás do conto "Duelo de Farrapos"
Amanhã, 31 de maio, às 19h no Instituto João Simões Lopes Neto, o Prof. Dr. Eduardo Arriada palestrará sobre o conto "Duelo de Farrapos". Mas você sabe do que trata o conto? Pois vamos às explicações.
Como lemos em nossos antigos livros de História, o Rio Grande do Sul passou por dez anos de guerra, entre 1835 e 1845. Durante esses dez anos, nos quais os gaúchos lutaram pela República, muitas batalhas sangraram o solo rio grandense. No meio delas está o, chamado por Simões, Duelo de Farrapos. A batalha em questão, como narra o ordenança Blau no início do conto, começou no fim de 1842 quando "o general fez um papel, que chamavam-lhe — decreto — mandando ordens pr’uma eleição grande, para deputados; estes tais é que iam combinar as leis novas e cuidar de outras cousas que andavam meio à...
29/05/2012
Saiba mais sobre Eduardo Arriada
Nosso próximo palestrante, Eduardo Arriada, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é Mestre em História pela PUC de Porto Alegre e Doutor em Educação, pela mesma instituição.Também é membro do Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE). Atualmente desenvolve estudos sobre a história da educação, produção e circulação de livros didáticos e história das livrarias e editoras no Rio Grande do Sul e, mais especificamente, em Pelotas.
Eduardo já publicou diversos livros, dos quais salientamos: Pelotas: Gênese e desenvolvimento urbano (1780-1835). Pelotas: Armazém Literário, 1994. A educação secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: a desoficialização do ensino público. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
Na próxima quinta-feira (31), Eduardo...
28/05/2012
Palestra com historiador Eduardo Arriada, dia 31/05

O Instituto João Simões
Lopes Neto recebe nesta quinta-feira (31) o professor e historiador Eduardo
Arriada que irá palestrar, a partir da 19h, sobre o conto Duelo de Farrapos. O
evento dá sequência ao ciclo de palestras em comemoração ao centenário dos Contos
Gauchescos.
Eduardo Arriada é mestre em
história pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e doutor em
educação, também pela PUC/RS. E atualmente professor na Faculdade de Educação junto a Universidade Federal de Pelotas e tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre história da educação no Rio Grande do Sul e Pelotas.
Intitulado "Duelo de
Farrapos: entre a ficção...
25/05/2012
100 anos da escrita... 100 anos de leituras

A ideia era audaciosa, mas vem sendo cumprida com sucesso. Neste ano em que se completam 100 anos da primeira publicação do livro Contos Gauchescos, o Instituto João Simões Lopes Neto se propôs a fazer um ciclo de 19 palestras. O objetivo é comemorar esse centenário trazendo momentos de debate e reflexões acerca da obra do escritor pelotense.
Os encontros vêm ocorrendo de forma quinzenal nas quintas-feiras à noite, às 19h, no auditório do Instituto (Auditório Carlos Reverbel). Para cada encontro um dos 19 Contos Gauchescos é trazido por um palestrante convidado. O IJSLN conta com a parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto...
24/05/2012
Convite cultural
.jpg)
Em nome da arte e cultura Pelotense, convidamos os leitores do blog, e a comunidade em geral, a apreciar a exposição de arte “Em tempo de Rio Grande” da pintora Inah D’Ávila Costa, cuja curadoria fica a cargo do Prof. Dr. Lauer Alves Nunes dos Santos.
A artista, natural da Princesa do Sul, expõe seu abstracionismo no Malg, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, cuja visitação já está aberta ao público de terça a domingo, no horário de 10h às 19h. As obras estarão expostas até o dia 10 de junho e a entrada é franca.
Maiores informações em: malg@ufpel.edu.br ou (53) 3225-9144.
Prestigiem!
foto: divulgaçã...
23/05/2012
Leitura matinal. Com chimarrão
Que tal ler um pouco no café da manhã? Melhor ainda se for
João Simões Lopes Neto! Tchê, te aprochega, pega um pedaço de pão e o mate
amargo e lê algum conto de Simões Lopes. São contos encantadores, engraçados e
geniais! Tu mereces isso, guri e guria. Aproveita!
Escolha a dedo:
PATRÍCIO,
apresento-te BLAU, o vaqueano
Trezentas
Onças
O
Negro Bonifácio
No
Manantial
O
Mate do João Cardoso
Deve
um Queijo!…
O
Boi Velho
Correr
Eguada
Chasque
do Imperador
Os
Cabelos da China
Melância
- Coco Verde
O
Anjo da Vitória
Contrabandista
Jogo
do Osso
Duelo
de Farrapos
Penar
de Velho
Juca
Guerra
Artigos
de Fé do Gaúcho
Batendo
Orelha!…
O
"Menininho" do Presépio
Contos hospedados no seguinte site http://pelotas.uf...
22/05/2012
Sobre o conto "A Vareta"
Simões escreveu muitos contos. Dentre eles está “A Vareta”, que foi publicado no livro Casos do Romualdo. Este conto é muito engraçado por se tratar de uma lorota contada por Romualdo, um dos tantos personagens do escritor. Leia a seguir um trecho do livro escrito pelo pelotense João Simões Lopes Neto.
A VARETA
Naquele tempo, as espingardas eram de carregar pela boca; o cartucho apareceu muito mais tarde. E por serem mais leves e mais baratas, eu só usava varetas de marmeleiro. Uma vez, por esquecimento, depois de carregar a arma, deixei-lhe dentro a vareta. De tarde, atirando a um bando de pombas que havia pousado sobre uma laranjeira, no tiro lá se foi a vareta. As pombas - nem se pergunta, nem se duvida! - caíram todas, a chumbo. Mas a vareta, essa ficou...
21/05/2012
O Casarão de J. Simões Lopes Neto

Simões Lopes Neto viveu em Pelotas desde seu nascimento, em 1865, até a data de sua morte em 14 de junho de 1916. Ao longo de seus 51 anos de idade, o escritor habitou cinco casas na Princesa do Sul, estando entre elas uma propriedade localizada na então Rua 7 de abril, atual Dom Pedro II, onde, hoje, encontra-se a sede do Instituto que leva o nome do autor pelotense.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A referida casa, onde Simões residiu por dez anos, tem uma história desconhecida para a maior parte dos pelotenses que passam pelo nº 810 na Rua Dom Pedro II diariamente. Simões Lopes adquiriu o imóvel, construído em 1871, de Carlos Ferreira Ramos...
18/05/2012
Palestra de Mario Osorio Magalhães no IJSLN

O
Instituto João Simões Lopes Neto recebeu nesta última quinta-feira (17) - às 19h - o
historiador e escritor pelotense Mario Osorio Magalhães, que esteve palestrando
sobre conto “Chasque do Imperador”. O encontro faz parte do ciclo de palestras
em comemoração aos 100 anos dos Contos Gauchescos.
Mario Osorio dando dedicatórias em sua recentemente lançada obra, "Pelotas Princesa"
O
presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza, fez a
abertura da noite com a apresentação do palestrante. Mario Osorio Magalhães já
publicou quase duas dezenas de livros sobre história da sua cidade natal e do
seu Estado, incluindo o recém lançado “Pelotas...
17/05/2012
"Chasque do Imperador" - Palestra de Mario Osorio Magalhães é hoje!
A relação do professor, escritor e poeta Mario Osorio Magalhães com a cidade de Pelotas e com Simões Lopes é motivo de orgulho para o povo Pelotense. Entre livros e artigos publicados, os quais exploram essa relação, Mario também faz parte da Comissão UFPel/200 anos e lutou para que o nome do Aeroporto de Pelotas fosse uma homenagem ao aclamado escritor pelotense João Simões Lopes Neto.
Hoje acontecerá, a partir das 19 horas, no Auditório Carlos Reverbel, localizado no Instituto João Simões Lopes Neto, a palestra desta ilustre figura. Acontece também, no facebook do Instituto ao final da tarde, o sorteio do livro "Negrinho do Pastoreio e outras histórias", coletânea organizada por M. O. Magalhães.
Participem do sorteio, da palestra e conheçam...
16/05/2012
3 perguntas a Mario Osorio Magalhães
Escritor e historiador, Mario Osorio Magalhães, será nosso próximo palestrante do ciclo em comemorações aos cem anos dos Contos Gauchescos. O evento será nessa quinta (17 de maio) às 19h, e o conto abordado será o Chasque do Imperador. Sempre muito atuante quando o assunto é a história de nossa cidade, Mario Osorio esteve atenciosamente nos respondendo a três questões, confira aí:
Qual importância que
tu enxergas na publicação da Revista de 1º Centenário de Pelotas (que
circulou de outubro de 1911 até maio de 1912) onde Simões Lopes Neto trazia a
tona aspectos históricos do município?
Mario - É a primeira publicação mais extensa sobre a história do
município. A anterior, de 1905, é do próprio Simões lopes Neto nos Anais da
BPP.
No livro História e Tradições
da cidade...
15/05/2012
O IJSLN recebe, dia 17, o escritor Mario Osorio Magalhães
Palestrará, na próxima quinta-feira (17) no IJSLN, o escritor pelotense Mario Osorio Magalhães. Mario é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Belgrano em Buenos Aires na Argentina e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.
No dia 17 falará, no 5º encontro em comemoração aos cem anos de "Contos Gauchescos", no Auditório Carlos Reverbel, sobre o conto "Chasque do Imperador", que Mario acredita passar-se em parte na cidade de Pelotas.
Em resumo, o conto fala sobre uma visita que fez o Imperador à casa "dum fulano, sujeito...
10/05/2012
Instituto firma presença na internet

João Simões Lopes Neto está marcado para sempre como um grande e clássico autor da literatura. Não satisfeito, o Instituto ingressa na internet com o intuito de divulgar, resguardar e reforçar ainda mais a imagem do escritor pelotense. Para executar essa tarefa, foi criado este blog, além de contas no Twitter e Facebook.
O ingresso do Instituto na rede mundial de computadores, além de levar a literatura e o talento de J. Simões Lopes Neto à plataforma, abre um novo campo de atuação. Através da internet, as obras e a vida do escritor podem ser conhecidas por qualquer ser humano em qualquer parte do planeta. Com isso, o mundo inteiro poderá...
08/05/2012
Humberto França Júnior palestra no IJSLN

Na próxima quinta feira (10), às 19 horas, o Instituto João Simões Lopes Neto terá a honra de receber o professor, poeta, historiador e conferencista Humberto França Júnior para ministrar a palestra "Joaquim Nabuco, da luta abolicionista aos desafios da diplomacia".
Humberto França. Foto: festlatino.blogspot.com
Humberto França é chefe de Projetos Especiais da Fundação Joaquim
Nabuco do Ministério da Educação do Brasil (FUNDAJ), além de ser o atual presidente do Movimento Festlatino - que tem como propósito o estímulo ao diálogo cultural entre os países e
regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África,...
04/05/2012
Edição comemorativa de "Contos Gauchescos"

Muitas são as comemorações e homenagens destinadas ao Centenário de Contos Gauchescos. Neste ano de festa, o escritor, professor de Literatura Brasileira na UFRGS e estudioso da obra de Simões, Luís Augusto Fischer nos trás um presente.
Ele foi o responsável pela publicação, através da Editora L&PM, da nova edição de Contos Gauchescos, que conta ainda com Lendas do Sul e propõe uma leitura da obra simoniana sobre novos ângulos. Fischer oferece a oportunidade de aproximação do leitor atual da linguagem de 1912, de Simões e de uma época que faz parte da história do Rio Grande do Sul.
O escritor fez uso de pomposas notas de rodapé,...