25/05/2012

100 anos da escrita... 100 anos de leituras

A ideia era audaciosa, mas vem sendo cumprida com sucesso. Neste ano em que se completam 100 anos da primeira publicação do livro Contos Gauchescos, o Instituto João Simões Lopes Neto se propôs a fazer um ciclo de 19 palestras. O objetivo é comemorar esse centenário trazendo momentos de debate e reflexões acerca da obra do escritor pelotense.

Os encontros vêm ocorrendo de forma quinzenal nas quintas-feiras à noite, às 19h, no auditório do Instituto (Auditório Carlos Reverbel). Para cada encontro um dos 19 Contos Gauchescos é trazido por um palestrante convidado. O IJSLN conta com a parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) na realização do evento.


Palestras que já aconteceram 

Para estrear o ciclo, no dia 15 de março, a professora adjunta da UFPel e também ex-presidenta do Instituto, Paula Mascarenhas, esteve apresentando a palestra “O boi velho: Ecos do Universo Maupassant”. No encontro Paula abordou o conto O Boi Velho numa perspectiva comparatista, levantando a hipótese de que Simões Lopes conhecia e fora influenciado pela a obra do escritor francês Guy de Maupassant. 

No dia 29 de março foi a vez do conto Os cabelos da China, o palestrante foi o professor aposentado e simoneano de longa data, Carlos Francisco Sica Diniz. Com diversos artigos publicados sobre JSLN, Sica Diniz recebeu em 2004 o Prêmio Açorianos de Literatura, justamente pelo livro João Simões Lopes Neto: uma biografia

O terceiro encontro ocorreu no dia 12 de abril, e trouxe como convidado Flávio Loureiro Chaves com a palestra intitulada "Simões Lopes - quando a Literatura escreve a História", baseada no conto O anjo da vitória. Loureiro Chaves, que é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, possui um vasto currículo, com vários livros já publicados, entre eles, o Simões Lopes Neto e Ponta de Estoque. Na palestra, Loureiro Chaves defendeu que a obra de Simões Lopes Neto embora apresente uma linguagem característica e trate da vida campeira, traz dilemas universais, o que a torna esta obra ainda hoje totalmente atual. 

O artista plástico, estudioso e grande entusiasta da obra de Simões Lopes, Mário Mattos esteve apresentando a palestra "Aposta e Morte no grande João Simões Lopes" no dia 26 de abril. Neste encontro, M. Mattos fez a leitura do conto Jogo do Osso na íntegra, enquanto eram projetadas pinturas - de sua autoria - ilustrando momentos do conto. Após a leitura do conto, o palestrante percorreu o auditório Carlos Reverbel fazendo questionamentos aos presentes sobre vários pontos do conto, o que gerou uma participação acalorada dos presentes.

No último dia 17, o escritor e historiador Mario Osorio Magalhães esteve abordando o conto Chasque do Imperador. Na palestra, Mario Osorio ressaltou as várias referências que o conto faz, de forma indireta, a cidade de Pelotas. O palestrante recentemente lançou o livro Pelotas Princesa – Livro Comemorativo ao Bicentenário da Cidade, também já publicou o ensaio Simões Lopes Neto e Pelotas: a influência da cidade sobre a obra regionalista do seu maior escritor, além de ter organizado uma coletânea de contos de JSLN. 

Próxima Palestra

Para a próxima quinta-feira (dia 31 de maio) está programada a palestra com o historiador Eduardo Arriada. Intitulada “Duelo de Farrapos: entre a ficção e a história”, a palestra busca por meio do conto Duelo dos Farrapos, olhar como certos fatos são abordados pela literatura e pela história.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes