21/05/2012

O Casarão de J. Simões Lopes Neto

Simões Lopes Neto viveu em Pelotas desde seu nascimento, em 1865, até a data de sua morte em 14 de junho de 1916. Ao longo de seus 51 anos de idade, o escritor habitou cinco casas na Princesa do Sul, estando entre elas uma propriedade localizada na então Rua 7 de abril, atual Dom Pedro II, onde, hoje, encontra-se a sede do Instituto que leva o nome do autor pelotense.



UM POUCO DE HISTÓRIA

A referida casa, onde Simões residiu por dez anos, tem uma história desconhecida para a maior parte dos pelotenses que passam pelo nº 810 na Rua Dom Pedro II diariamente. Simões Lopes adquiriu o imóvel, construído em 1871, de Carlos Ferreira Ramos no ano de 1897. Durante o tempo em que foi dono da casa, participou da Fundação da União Gaúcha e publicou seu 1º texto sobre lendas do sul; ‘O negrinho do pastoreio’. Em 1907 a casa foi vendida para Hugo Piratinino de Almeida, logo após, em 1917, a Carlos Alberto da Silva Tavares e, em 1941, à Igreja do Redentor. 50 anos depois a Igreja pensou em vender a propriedade ao construtor Theo Bonow para demoli-la e construir em seu terreno um prédio de apartamentos. Naquela época ainda não era sabido que Simões havia residido na casa durante 10 anos.

Quem salvou a casa da venda e posterior demolição foi o pesquisador Carlos Sicca Diniz, juntamente com Adão Fernando Monquelat e Mário Osório Magalhães. Os três admiradores da obra de Simões confirmaram nos cartórios da cidade que a casa havia sido propriedade do escritor. A partir disso, o promotor Paulo Charqueiro consegue impedir a possível demolição através de uma liminar do Ministério Público, justificando que a casa tem inegável importância histórica, cultural e arquitetônica. A juíza Luciana de Abreu Gastaud mantém a liminar e a casa não é demolida.

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO JOÃO SIMÕES LOPES NETO

Em agosto de 1999, em reunião na Associação Comercial de Pelotas, é fundado o Instituto João Simões Lopes Neto por um grupo de simoneanos liderados pelo então deputado Bernardo de Souza. Juntamente com a criação da associação civil pública, sem fins lucrativos, Bernardo apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que declara ser a casa, que pertenceu a Simões por dez anos, patrimônio cultural do Estado.

No mesmo ano, o governador no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, aprova o projeto de lei e, a partir daí, começam os tramites para o restauro.

Recentemente, em visita ao Instituto em evento comemorativa aos 100 anos de ‘Contos Gauchescos’, Olívio ressaltou a importância do cidadão universal que é Simões Lopes, dizendo que o escritor orgulha Pelotas e toda a América Latina, por ser precursor da literatura regionalista.

RESTAURAÇÃO

A restauração da casa de Simões foi um projeto que percorreu três etapas até sua total conclusão. Não bastava para o Instituto ter apenas uma sede... esta deveria ser ativa a fim de manter viva a memória do escritor. Para isso, ainda em 1999, o IJSLN apresentou projeto a Lei de Incentivo a Cultura, visando buscar recursos para a compra e restauração da casa. Após a aprovação pelo Conselho Estadual de Cultura, o Instituto ganha uma nova sede em janeiro de 2000. Estava concluída a primeira etapa do projeto de restauração.


Para a segunda etapa estava prevista a restauração da casa que foi feita pela construtora de Theo Bonow, parceira da causa desde 1991 quando descobriu-se a importancia histórica do prédio, com o patrocínio da empresa Josapar e da CEEE. Em 2004 conclui-se a segunda etapa e a casa de Simões é apresentada à comunidade pelotense.


A última etapa compreendia o acabamento do auditório e a instalação do Instituto na casa. Em 2005 foi concluída e em dezembro do mesmo ano a casa foi inaugurada.


Para Paula Mascarenhas, primeira presidente do IJSLN, a importância da restauração está no fato de que não existiam atividades do Instituto antes dela. “Depois que criamos o Instituto nossas energias ficaram voltadas exclusivamente para a reforma da casa. A partir da restauração o Instituto João Simões Lopes Neto passou a ter vida cultural”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes