17/05/2012

"Chasque do Imperador" - Palestra de Mario Osorio Magalhães é hoje!

A relação do professor, escritor e poeta Mario Osorio Magalhães com a cidade de Pelotas e com Simões Lopes é  motivo de orgulho para o povo Pelotense. Entre livros e artigos publicados, os quais exploram essa relação, Mario também faz parte da Comissão UFPel/200 anos e lutou para que o nome do Aeroporto de Pelotas fosse uma homenagem ao aclamado escritor pelotense João Simões Lopes Neto.

Hoje acontecerá, a partir das 19 horas, no Auditório Carlos Reverbel, localizado no Instituto João Simões Lopes Neto, a palestra desta ilustre figura. Acontece também, no facebook do Instituto ao final da tarde, o sorteio do livro "Negrinho do Pastoreio e outras histórias", coletânea organizada por M. O. Magalhães.

Participem do sorteio, da palestra e conheçam desde já um pouco da obra e do pensamento de Mario Osorio Magalhães:

"É minha hipótese que Pelotas, a terra natal, desempenhou um papel decisivo, foi absolutamente fundamental para a gestação da obra literária de J. Simões Lopes Neto. A influência que a cidade exerceu sobre a vida - seu caráter, seus gostos, seu comportamento, sua "visão de mundo" - teria sido fator condicionante da elaboração dos Contos Gauchescos, das Lendas do Sul e dos Caos do Romualdo: não só permitindo, pelo estímulo, o exercício da sua vocação de escritor, graças a suas peculiaridades históricas; facilitando, em virtude ainda dessas peculiaridades, a opção do escritor pela temática regionalista." 
Trecho do artigo SIMÕES LOPES NETO E PELOTAS: INFLUÊNCIA DA CIDADE NA OBRA REGIONALISTA DO SEU MAIOR ESCRITOR

Contamos com sua presença!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes