13/06/2013

Lançamento do Livro "Santa Lucrezia Dei Cattanei"

Nesta sexta-feira, dia 14, o professor Oscar Brisolara estará lançando, no Instituto João Simões Lopes Neto, seu livro "Sancta Lucrezia dei Cattanei". A cerimônia, promovida pela Livraria Vanguarda, começará às 19h. Após sessão de autógrafos do autor haverá uma palestra sendo apresentada pelo escritor Aldyr Garcia Schlee.

Clique no cartaz pra ampliá-lo

Primeiro livro de Oscar Brisolara, "Sancta Lucrezia dei Cattanei" é uma ficção histórica. No enredo o protagonista Giuseppe Amorevole, um velho ítalo-brasileiro, percorre diversas cidades italianas em busca da história de sua família. Em meio a cenários históricos, alucinações com diversos personagens falecidos manifestam-se. A aparição mais recorrente é da Sancta Lucrezia Dei Cattanei, que na história é reconhecida pelo nome Lucrécia Bórgia. Considerada uma das personagens femininas mais cruéis da história, era filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante figura espanhol do Renascimento, que viria a se tornar o papa Alexandre VI. No romance, entretanto, Lucrécia Bórgia procura desconstruir sua imagem de promíscua e assassina.

Sobre o autor

Oscar Luiz Brisolara é professor universitário da área de Letras há mais de trinta anos. Atualmente, leciona Língua Latina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É mestre e doutor em Linguística, e especialista em idiomas clássicos: latim e grego. Lecionou Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), além de Língua Latina, Língua Grega Clássica e Linguística. Fez seus estudos fundamentais no seminário dos frades capuchinhos na serra gaúcha onde aprendeu idiomas, incluindo os clássicos. 
Brisolara autografando seu livro
Possui doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também concluiu o curso de mestrado. Foi professor de Língua Grega Clássica no Seminário Diocesano de Pelotas durante oito anos. Na linha bibliográfica, publicou diversos capítulos de livros em parceria com colegas da área de Linguística. Ainda possui vários artigos veiculados em revistas especializadas. Na ficção, faz sua primeira incursão com este livro em que aborda a saga de Lucrécia Bórgia, a heroína romana que, a um tempo, choca e consterna.

Texto: Cassio Lilge (com informações extraídas do site http://oscarluizbrisolara.com.br/)
Imagens: divulgação
13.06.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes