26/07/2012

Palestra com Cláudia Lorena da Fonseca

Em continuidade ao ciclo de palestras que celebram o centenário dos Contos Gauchescos, o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) receberá nesta quinta-feira (26) a professora Cláudia Lorena da Fonseca. O evento começa às 19h no auditório do IJSLN e terá como tema o conto Deve um Queijo!.... 


Doutora em Literatura Comparada, a palestrante conta que seus primeiros contatos com a obra simoneana se deram através do professor Cláudio Cruz , um dos grandes incentivadores de Simões Lopes dentro da Universidade Federal de Pelotas. Mais tarde, Cláudia ainda seria aluna de Luís Augusto Fischer, outro grande estudioso e divulgador do escritor pelotense, este, inclusive, palestrará no Instituto em agosto.

Da complexidade do riso no universo dos Contos Gauchescos: uma leitura de “Deve um queijo!”
Como indicado no título da palestra, o objetivo é discutir a questão do cômico dentro dos Contos Gauchescos. Em meio de contos mais dramáticos, passionais e trágicos, alguns contos – a exemplo do Deve um Queijo!... – possui um tom mais humorístico. “Porque eles estão ali?” “ Qual é a função desse intervalo lúdico?” serão alguns dos pontos que a palestrante estará debatendo com os participantes. 
A entrada é franca, compareçam!

Texto: Cassio Lilge

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes