02/07/2012

Conheça o premiado Donaldo Schüler


Nesta quinta-feira (5), o Instituto João Simões Lopes Neto estará homenageando três personalidades com o Prêmio Trezentas Onças. Hoje apresentamos-lhes um pouco da história de um dos premiados.

Catarinense da cidade de Videira, Donaldo Schüler vive desde a juventude em Porto Alegre, detendo o título de Gaúcho Honorário. Em sua formação é Doutor em Letras e Livre-Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou nos cursos de Literatura Grega, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Filosofia Antiga na UFRGS e em várias outras universidades, em níveis de graduação e de pós-graduação, além de proferir conferências em universidades nacionais e estrangeiras.



Possui diversos livros publicados, entre ensaios, romances e traduções. Destacamos os ensaios: "Teoria do romance", "Narciso Errante", "Eros: dialética e retórica", "Origens do discurso democrático"; os  romances: "A Mulher Afortunada", "Pedro de Malasartes", "Faustino" e "Império Caboclo"; e as traduções dos clássicos "Finnegans Wake", de James Joyce, tragédias gregas e a "Odisseia" de Homero.

Premiações
Donaldo Schüler é detentor de uma vasta lista de prêmios recebidos pelas suas obras publicadas e sua contribuições a cultura. Em 2000 recebeu o Prêmio John Jameson por significativa contribuição à difusão da cultura irlandesa no Brasil. Em 2003, veio o Prêmio Fato Literário, oferecido pelo Grupo RBS e pelo Banrisul. Também em 2003, a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) premiou-lhe pela melhor tradução daquele ano. E por duas ocasiões, já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, uma na categoria de tradução (2004) e outra na categoria de literatura infanto-juvenil (2005). 

Agora será a vez de receber a medalha Trezentas Onças, por considerar e divulgar João Simões Lopes Neto como um dos pilares fundadores da literatura gaúcha. O Conselho Curador do Instituto ainda indicou para este ano os nomes de Henrique Pires e Valter Sobreiro Junior, os quais você irá conhecer um pouco mais amanhã e quarta-feira aqui no blog.


Texto: Cassio Lilge
02/07/2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes