15/06/2012

Jaqueline Thies Koschier palestrou na noite de ontem, no IJSLN

Ontem, dia 14, o Instituto João Simões Lopes Neto recebeu a professora do IFSul Jaqueline Thies Koschier, que palestrou sobre o conto “Melancia – Coco Verde”. A palestra já é a 7ª do ciclo que prevê 19 encontros – um para cada conto. 

Jaqueline Thies Koschier. Foto: Cristina Trápaga.
Jaqueline conduziu uma fala clara e leve, através da qual analisou, principalmente, a intertextualidade existente entre o texto de Simões e de Érico Veríssimo em “O Continente”. Para isso, a ministrante do encontro leu partes das duas histórias comparando a apresentação da figura do gaúcho: um homem honrado, majestoso, peleador e orgulhoso de suas tradições. 

Como justificativa para a escolha do conto, Jaqueline elencou três motivos. Além de ser coincidente com a semana do Dia dos Namorados, o conto trata de uma relação que é feliz, diferentemente das demais relações existentes em outros contos e, também, por trazer o Reduzo – personagem das minorias – como participante ativo da história.

A palestrante ainda analisa elementos textuais e de linguagem, como o título singelo e simbólico da história, que carrega consigo a ideia de que melancia e coco verde não são frutas fáceis de serem provadas, e a parcialidade explícita do autor no momento em que desconstrói a imagem do ilhéu, afirmando sua defesa à Costinha. 

Mario Mattos, mais uma vez, esteve presente. Foto: Cristina Trápaga.
Estiveram presentes no encontro o secretário de cultura de Pelotas Mogar Xavier, o mais ilustre simoneano Mario Mattos, além de professores representantes do IF-Sul e da UCPel. 

A próxima palestra ocorrerá no dia 28 de junho às 19h e será ministrada pelo prof. Gilnei Oleiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes