28/06/2012

Hoje à noite, às 19h, tem palestra no IJSLN

Logo mais, às 19h, o professor e pesquisador Gilnei Oleiro Corrêa estará no Instituto João Simões Lopes Neto para ministrar o encontro que abordará o conto “No Manantial”. O evento de hoje à noite faz parte do ciclo de palestras em comemoração ao centenário de Contos Gauchescos.

A apresentação é composta de estudos sobre o Projeto de Cartografia Geopoética Simoniana. O projeto visa lançar outra (e talvez nova) perspectiva sobre a obra do escritor pelotense João Simões Lopes Neto e destaca a transdisciplinar denominada Geografia Poética, na trilha dos pesquisadores Franco Moretti e Kenneth White. O método cartográfico, orientado pela filosofia da diferença Deleuziana, conduz a investigação através do mapeamento dos componentes da paisagem natural encontrados no conto e orienta a reflexão sobre a possibilidade de refundação de mundos existenciais, através do discurso, sob a perspectiva ecológica, psicológica e intelectual.

Gilnei Oleiro Corrêa é advogado, professor, pesquisador e escritor, e participa do Instituto João Simões Lopes Neto desde a sua criação. Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Legislação Ambiental no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas, Coordenador de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Coordenador do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indobrasileiros e responsável pelo Núcleo de Estudos Literários. Também desenvolve pesquisa na área de Literatura Brasileira e Análise de Discurso, com ênfase na “Estética do Frio”, de Vitor Ramil. Tem publicações nas áreas de conto, poesia e ensaio. Dentre suas principais publicações destacam-se Quatro por Quatro (2005), Paralipoemas (2009) e Redes de gelo articulando-se com o vento das esquinas esfiapadas iluminada pela luz pequena dos postes emoldurados de sereno (2009).

A entrada é franca.


Texto: Pedro Henrique Costa Krüger
28.06.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes