29/06/2012

A geopoética em “No Manantial”, ontem, no IJSLN

Ontem, dia 28 de junho, o Instituto João Simões Lopes Neto recebeu o Prof. Gilnei Oleiro Corrêa para mais uma palestra do ciclo em comemoração ao centenário do livro “Contos Gauchescos”. O conto da noite foi “No Manantial”, que traz um texto “denso e emaranhado de ideias fortes”, conforme as palavras do palestrante.
Gilnei Oleiro Corrêa palestrando no IJSLN
Gilnei, antes de falar propriamente sobre o conto, ressaltou a satisfação em palestrar sobre João Simões Lopes Neto em um local que ajudou a fundar, a sede do Instituto. Começou sua fala contando que descobriu uma nova forma de ver Simões quando leu a biografia do autor, escrita por Carlos Sica Diniz. A partir dali conheceu um escritor diferente do que é ensinado na escola, não somente um regionalista, mas, também, um Simões desassossegado, de sentimentos existenciais e divagações.

Presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza Leite, ao lado do palestrante da noite
Para analisar essa nova possibilidade de enxergar Simões, Gilnei recorreu à geopoética, que é, grosso modo, a geografia das emoções. No estudo do conto “No Manantial”, o professor Oleiro realizou um mapeamento do que as transformações naturais causam nas pessoas, ao invés de analisar as próprias transformações, como faz a Geografia. Para Gilnei, Simões consegue captar a beleza e a brutalidade do mundo natural no conto em questão, além de prever a catástrofe que vem acontecendo nos últimos anos. Tudo isso através da escolha discursiva do autor.

Público que se fez presenta na noite
Na palestra, avaliou, ainda, a presença dos elementos geográficos no conto e a forma com que Simões lida com eles, potencializando a força da natureza de acordo com o impacto que as palavras escolhidas causam no leitor. Logo após o término da fala de Gilnei, o simoneano Mário Mattos iniciou o debate sobre a obra.

Prêmio Trezentas Onças
Vale, ainda, ressaltar a fala inicial do presidente Antonio Carlos Mazza: na próxima quinta-feira o auditório Carlos Reverbel, no IJSLN, estará em atividade. Ocorrerá, às 20h, a entrega do prêmio “300 onças”, que irá homenagear três personalidades difusoras da obra de Simões. Acompanhe as novidades sobre a cerimônia através do blog!

Texto: Eduarda Schneider Lemes
29/06/2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes