09/04/2012

3º Palestra em comemoração ao Centenário de "Contos Gauchescos" ocorrerá na quinta-feira

O Instituto João Simões Lopes Neto promove, na próxima quinta-feira (12), a 3ª Palestra em comemoração aos 100 anos de "Contos Gauchescos". Para este encontro o Instituto contará com a presença de Flávio Loureiro Chaves, que fará a palestra intitulada "Simões Lopes - quando a Literatura escreve a História", baseada no conto "O anjo da vitória".

Chaves é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, foi Professor Titular de Literatura Brasileira e Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi professor convidado da Université de Rennes na França, da Escola Superior de Jornalismo em Portugal e da Universidade de Brasilia, apresentou conferências em seminários internacionais na Universidade de Bruxelas (Bélgica), na Biblioteca Brasileira de Nova York (USA) e na sede da UNESCO em Paris. Além disso, é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RGS e ocupa a cadeira 7 da Academia Riograndense de Letras.

Entre suas obras estão: Ficção Latino-Americana, O Mundo Social do Quincas Borba, O Brinquedo Absurdo, O Ensaio no Rio Grande do Sul, Matéria e Invenção, História e Literatura, Simões Lopes Neto e Ponta de Estoque.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes