Instituto

O Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) é uma associação civil pública, sem fins lucrativos que tem por objetivo a preservação, valorização e divulgação da memória e obra do escritor do qual carrega o nome. Sua criação se deu em agosto de 1999 pelo Grupo de estudos Simoneanos em reunião ocorrida na Associação Comercial de Pelotas.

Também no ano de 1999 o então deputado estadual, Bernardo de Souza, apresentou um projeto de lei onde declarava a casa, em Pelotas, que pertenceu ao escritor, como patrimônio cultural do Estado. No dia 5 de outubro de 1999, sob a lei 11.377,  o projeto foi sancionado oficialmente pelo, na época, governador do estado, Olívio Dultra. No ano seguinte, com apoio de patrocínios, o IJSLN realiza a compra da antiga Casa de João Simões Lopes Neto, com o intuito de fixar ali sua sede.

A Casa passou então por uma série de reformas seguidas por uma restauração completa. Assim, no ano de 2004, em cerimônia com diversas autoridades, a casa restaurada é apresentada a comunidade pelotense. Desde então ela tem sido a sede oficial do Instituto, abrigando o acervo deste, bem como sendo palco para diversas atividades que o Instituto promove.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes