07/08/2013

"A Mboitatá" pela análise de Luís Augusto Fischer

Foi inaugurado, na última quinta-feira, o ciclo de palestras que celebra o centenário da obra Lendas do Sul. Neste primeiro encontro, o Instituto João Simões Lopes Neto esteve recebendo o professor Luís Augusto Fischer, que abordou a lenda "A Mboitatá".

Fischer palestrando sobre Mboitatá
Abrindo a noite de celebração, houve a apresentação musical do cantor e compositor Leandro Maia. Para logo na sequência, o escritor e professor Luís Augusto Fischer fazer sua análise acerca da lenda "A Mboitatá" (biografia de Fischer).

O livro Lendas do Sul teve sua primeira edição lançada em agosto de 1913, porém a lenda do Boitatá já havia aparecido na escrita de Simões Lopes anteriormente a está data. Em sua palestra, o professor Fischer esteve fazendo um comparativo destas variantes da lenda na escrita de Simões Lopes.

O mais antigo registro na obra simoneana para o Boitatá está presente no recém lançado Terra Gaúcha - Histórias de Infância. Há uma grande diferença de tratamento dado a lenda nesta primeira versão em relação a que foi publicada em 1913, que se tornou a versão definitiva. Fischer esteve falando desta escolha de direcionamento feita por Simões, além de se aprofundar sobre as origens indígenas da lenda.

Público compareceu em peso para prestigiar palestra

Próxima palestra vai ocorrer nesta quinta-feira, a partir das 19 horas. Na ocasião o professor e crítico literário Flávio Loureiro Chaves irá palestrar sobre a lenda A Salamanca do Jarau.

07.08.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes