30/07/2013

Mais uma edição da Folha do IJSLN

Já está circulando em Pelotas a última edição da Folha do Instituto João Simões Lopes Neto. O jornal, criado no final do ano passado, tem como intuito aprimorar a divulgação das atividades do IJSLN, trazer novas visões para a obra simoneana e também congregar demais atividades culturais de nossa cidade.

Centenário de Lendas do Sul
ganha destaque na Folha
Nesta edição, a Folha do Instituto abre uma série de reportagens sobre a obra centenária Lendas do Sul. Neste ano de 2013, o livro completou 100 anos da sua primeira publicação. E nesta primeira reportagem trouxemos um pouco da trajetória da lenda O Negrinho do Pastoreio.

Como entrevistado da edição temos o livreiro e pesquisador Adão Monquelat. Recentemente, Monquelat esteve publicando uma série de artigos no jornal Diário da Manhã, onde contou sobre sua relação com João Simões Lopes Neto. Mesmo não tendo Simões como seu principal tema de pesquisa, nosso entrevistado deu importantes contribuições para a preservação e divulgação da obra simoneana.

Como novidade, a edição tem o texto do novo colaborador da Folha, o pesquisador Guilherme Pinto de Almeida. Nesse primeiro artigo, Guilherme esclarece a história do estrabismo de Simões Lopes, regatando registros de jornais antigos que dão detalhes sobre a cirurgia pela qual Simões teria passado na sua infância. Já a coluna Inquéritos sem Contrastes, de nosso digníssimo simoneano Fausto Domingues, chega a seu segundo número falando de mais um grande escritor brasileiro que possuía afinidade com a obra de Simões Lopes.

O jornal ainda recapitula os eventos que ocorreram na Casa do Capitão nos meses de abril e maio, com uma atenção especial para a sessão comentada do curta metragem Contrabandista, que foi promovida no dia 23 de maio. E traz um pouco dos destaques da imprensa gaúcha, e também nacional, para os recentes lançamentos inéditos de Simões Lopes.

Para saber os pontos de distribuição, e ter acesso as versões digitais das edições anteriores acesse o link: Folha do IJSLN

Errata: Os leitores mais atentos que tiveram em mãos a mais recente edição da Folha devem ter percebido que erramos na grafia de uma palavra das manchetes. "Repercussão" acabou saindo como "Repercursão". Ficam aqui nossas desculpas pela falha.

30.07.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes