03/07/2013

Conheça os homenageados pelo 300 onças deste ano

Luís Augusto Fischer - formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) pela mesma instituição, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Mantem uma coluna mensal no jornal Zero Hora desde 2001, além colaborar em outras publicações, como a Folha de São Paulo, e a revista Bravo!.

Entre contos, crônicas, ensaios e teoria literária, possui diversos livros publicados. Seus maiores sucessos de vendas são o Dicionário de Porto-Alegrês (1999) e o Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras (2004). Em 2012 foi o responsável pela edição comemorativa e conjunta, lançada pela editora L&PM, para as obras Contos Gauchescos & Lendas do Sul. Além de um texto introdutório de autoria de Fischer, o livro é cheio de notas de rodapé que comentam expressões de época e contextos históricos e culturais (ver notícia). E mais recentemente esteve coordenando as edições das duas obras inéditas de Simões Lopes - Terra Gaúcha - Histórias de Infância e Artinha da Leitura - lançadas em março deste ano (ver notícia). 

Pablo Rodrigues - jornalista, atua como editor-chefe do Diário Popular, jornal em que pela primeira vez Simões publicou alguns de seus contos. Em 2011, completou o Master em Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e pela Universidade de Navarra (Espanha). Fascinado por literatura, publica pequenos textos literários, aos domingos, neste mesmo Diário Popular, desde o final de 2009. E nos revela que o seu primeiro livro está a caminho.

Em 2012, coordenou a publicação do caderno comemorativo ao centenário de Contos Gauchescos. O caderno publicado no Diário Popular, recebeu prêmio de melhor projeto editorial dos jornais do interior da região Sul do país (ver notícia). Também em 2012, esteve palestrando na Casa do Capitão sobre o conto Penar dos Velhos! (ver notícia).

Helga Iracema Landgraf Piccolo - formada em Geografia e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui uma produção bibliográfica de mais de 130 obras. Atualmente é professora emérita da UFRGS e pesquisadora emérita do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Foi a primeira gaúcha a receber o título de doutora em História, e ainda coordenou os cursos de pós-graduação da área no Rio Grande do Sul quando eles surgiram, na década de 1970. Nos últimos 50 anos, boa parte dos historiadores nascidos nos pampas recebeu suas lições, sem falar em alguns políticos de projeção nacional.

Em 2008, encontrou entre seus livros o original da Artinha de Leitura, livro em que Simões Lopes mostra o seu lado educador, e que há muitos anos se encontrava perdido (ver notícia). Sabedora do valor da obra, Helga fez contato com a professora Beatriz Lorner, da UFPel, a quem o livro foi doado e repassado ao Núcleo de Documentação Histórica, onde foi digitalizado. Finalmente, na forma de comodato, a Artinha foi entregue aos cuidados do Instituto João Simões Lopes Neto, onde se encontra e onde deverá permanecer.

Cerimônia:
A cerimônia de entrega do Prêmio acontece no dia 5 de julho, às 20h, na sede do Instituto.

Texto: Cassio Lilge
Imagens: assessoria, exceto última foto, cujo autor é Tadeu Vilani
03.07.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes