11/12/2012

Donaldo Schüler palestrará sobre "O mate de João Cardoso"

Nesta quinta-feira, dia 13, acontecerá a última palestra do ciclo promovido pelo Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) em celebração ao centenário de Contos Gauchescos. O encontro terá o escritor e professor Donaldo Schüler palestrando sobre o conto “O mate de João Cardoso”. 

A Casa do Capitão foi, neste ano de 2012, palco para um total de 18 encontros, onde cada um dos contos - que compõem a obra máxima de Simões Lopes - esteve sendo analisado por um estudioso convidado. Assim, neste ano vimos uma série de novas interpretações surgirem acerca dos Contos Gauchescos. Entre análises históricas, comparativas, geopoéticas e diversas outras perspectivas, se viu a possibilidade de novos e diferentes olhares sobre a obra centenária. Quinta-feira, ocorre o 19º e último encontro do ciclo, onde com certeza mais um bela leitura estará sendo dada por Donaldo Schüler. O evento começa às 19h, no auditório do Instituto. A entrada é franca.



O palestrante 

Catarinense da cidade de Videira, Donaldo Schüler vive desde a juventude em Porto Alegre, detendo o título de Gaúcho Honorário. Em sua formação é Doutor em Letras e Livre-Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou nos cursos de Literatura Grega, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Filosofia Antiga na UFRGS e em várias outras universidades, em níveis de graduação e de pós-graduação, além de proferir conferências em universidades nacionais e estrangeiras. 

Schüler no IJSLN, discursando após receber o Prêmio Trezentas Onças
Possui diversos livros publicados, entre ensaios, romances e traduções. Destacamos os ensaios: "Teoria do romance", "Narciso Errante", "Eros: dialética e retórica", "Origens do discurso democrático"; os romances: "A Mulher Afortunada", "Pedro de Malasartes", "Faustino" e "Império Caboclo"; e as traduções dos clássicos como "Finnegans Wake", de James Joyce, tragédias gregas e a "Odisseia" de Homero. 

Donaldo Schüler é detentor de uma vasta lista de prêmios recebidos pelas suas obras publicadas e suas contribuições a cultura. Em 2000 recebeu o Prêmio John Jameson por significativa contribuição à difusão da cultura irlandesa no Brasil. Por três ocasiões, já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, uma na categoria de tradução (2004), outra na categoria de literatura infanto-juvenil (2005) e neste ano, como livro do ano. Ainda neste 2012, esteve no IJSLN recebendo o Prêmio Trezentas Onças. 

- Espere, homem! É um instantinho! Oh, crioulo, olha esse mate! 


Curiosamente o último conto a ser abordado no ciclo - "o que mais esperou por seu vez" - é justamente aquele que fala dos demorados mates oferecidos por João Cardoso. 

Em  “O mate de João Cardoso”, Blau Nunes nos apresenta João Cardoso como um "bom velho, muito estimado, mas chalrador como trinta e que dava um dente por dois dedos de prosa, e mui amigo de novidades [...] não passava andante pela porta ou mais longe ou mais distante, que o velho João Cardoso não chamasse, risonho, e renitente como mosca de ramada" . Leia o conto

O João Cardoso apresentado na ficção de Simões Lopes, foi inspirado em João Cardoso da Silva, que segundo os pesquisadores Monquelat e Marcolla, teria sido o pioneiro a estabelecer uma charqueada no Continente de São Pedro, em 1780, localizada às margens do Rio Piratini. A teoria foi apresentada no livro "Desfazendo Mitos (Notas à História do Continente de São Pedro)", lançado em abril deste ano pela Editora Livraria Mundial.


Texto: Cassio Lilge
Imagens: divulgação, arquivo
11.12.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes