14/11/2012

Conversa com Escritores: O centenário dos Contos Gauchescos

Hoje (14), dentro da programação de atividades da 40ª Feira do Livro de Pelotas, acontecerá um debate sobre o centenário da obra Contos Gauchescos. Os escritores convidados para a conversa são Aldyr Garcia Schlee, João Luis Pereira Ourique e Luis Borges, tendo como mediador o jornalista Pablo Rodrigues. O evento começa às 20h na Tenda Cultural João Simões Lopes Neto.

Luis Borges, João Ourique e Aldyr Schlee participarão de debate sobre obra simonieana

Sobre escritores:

Aldyr Garcia Schlee, que é jornalista e doutor em Ciências Humanas, possui uma consagrada carreira literária. Foi por cinco vezes agraciado no Prêmio Açorianos de Literatura e ganhou o Prêmio Fato Literário de 2010. No ano de 2009 Schlee recebeu a moeda Trezentas Onças, prêmio concedido pelo IJSLN pelas suas contribuições à divulgação do nome e obra de Simões Lopes Neto. Recentemente esteve lançando um Box comemorativo, contendo três livros que tratam da obra simoniana: "Os contos & Lendas de João Simões Lopes Neto"; "Vocabulário de João Simões Lopes Neto"; e "Lembranças de João Simões Lopes Neto".

João Luis Pereira Ourique possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Ensino de Literatura.  Em 2011 lançou o livro que reúne e compara os contos do Romualdo, originalmente publicados em 1914, com as Histórias de Alexandre, contos do folclore alagoano que Graciliano Ramos recopilou em 1944.

Luis Borges é professor, crítico e historiador literário, poeta e tradutor. Possui licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Literatura Brasileira, especialização em Letras clássicas e mestrado em Educação. Sobre Simões Lopes já publicou os livros: "História, resistência e projeto em JSLN" (2001) e "O projeto cívico-pedagógico de JSLN" (2009), e amanhã, lançará oficialmente, na Feira do Livro "A primeira manifestação crítica sobre Contos Gauchescos".

Texto: Cassio Lilge
Fotos: aquivo IJSLN
14.11.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes