27/08/2012

Ciclo de palestras em comemoração aos cem anos de "Contos Gauchescos" terá continuidade na próxima quinta-feira

O Instituto João Simões Lopes Neto, juntamente com os amigos e parceiros da instituição, convida a comunidade pelotense para a continuidade das comemorações alusivas aos cem anos de publicação de "Contos Gauchescos" na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto. O encontro, que é o 11º do ciclo que prevê dezenove, será com o Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique que falará sobre o conto "Batendo Orelha".

A palestra da vez, intitulada "A desconstrução do mito: saga e sina em Batendo orelha" fala sobre o texto de "Contos Gauchescos" que, narrado por Blau, conta a semelhança existente entre a trajetória de vida do homem e do cavalo, desde o nascimento até a morte de ambos.

O palestrante, João Luis Ourique, possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Ensino de Literatura. Dentre os temas recorrentes de discussão e pesquisa estão as relações entre regionalidade e regionalismo, a ideologia, a crítica ao autoritarismo, a formação cultural e a identidade na região do Prata.

O encontro acontecerá no auditório Carlos Reverbel, no IJSLN, às 19h. A entrada é franca.


Texto: Eduarda Schneider Lemes.
27.08.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes