04/06/2012

Palestra com Eduardo Arriada sobre conto “Duelo de Farrapos”

Na última quinta-feira, dia 31, dando continuidade ao ciclo de palestras em comemoração ao centenário dos contos gauchescos, esteve presente no auditório Carlos Reverbel do Instituto Simões Lopes Neto o professor e historiador Eduardo Arriada, que palestrou sobre o conto “Duelo de Farrapos”: entre a ficção e a história.
O presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza, ao lado do historiador  Eduardo Arriada
Eduardo é mestre em História e doutor em Educação pela PUC/Porto Alegre. É também professor da faculdade de educação (Fae/UFPel) e membro do do CEIHE (Centro de Estudos e Investigação em História da Educação). Ultimamente tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre história da educação no Rio Grande do Sul e Pelotas; produção e circulação de livros didáticos; história das livrarias e editoras. Já publicou diversos livros dentre eles estão: Pelotas: Gênese e desenvolvimento urbano (1780-1835)Pelotas: Armazém Literário, 1994; A educação secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: a desoficialização do ensino público, 2011.

Público prestigiando a palestra
Na palestra, que se iniciou por volta das 19h, o historiador buscou discutir os cruzamentos entre o discurso literário e o discurso histórico. O conto Duelo de Farrapos narra o duelo entre duas importantes figuras na história do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves e Onofre Pires de Silveira Canto. O palestrante buscou levantar as possíveis fontes usadas pelo autor, como exemplo do Almanaque Literário e Estatístico do Rio Grande (editado a partir de 1989). Discutiu ainda as relações entre o real e imaginário presente no conto de Simões Lopes.

Próxima palestra

Está marcado para o dia 14 de junho a próxima palestra do ciclo, que será ministrada pela professora Jaqueline Thies Koschier juntamente com o professor Jean Zimmermann. O conto a ser debatido desta vez será "Melancia - Coco Verde".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes