06/06/2012

IJSLN recebe projeto da escola Simões Lopes Neto, de Porto Alegre

Na última sexta-feira (1), o Instituto João Simões Lopes Neto recebeu os alunos da escola de Porto Alegre que leva o seu nome (E.E.E.F. Simões Lopes Neto). A visita faz parte do projeto Andanças pelo Rio Grande: de Porto Alegre a Pelotas, a vida de João Simões Lopes Neto aproximando escola e museu, que tem por objetivo levar aos estudantes a oportunidade de vivenciar a história e a vida do patrono de sua escola, além de integrá-la como um todo (envolvendo alunos, professores, funcionários e pais) através da exposição e apresentação dos trabalhos dos formandos à comunidade escolar.

Alunos presentes no auditório Carlos Reverbel
Durante a visita, os alunos buscaram colher fotografias, depoimentos, entrevistas e assistiram a vídeos. Todo o conteúdo coletado será aplicado em trabalhos de diferentes disciplinas, em razão do caráter interdisciplinar do projeto, envolvendo, pois, professores das mais diversas áreas do conhecimento. O artista plástico e escritor pelotense Mário Mattos teve participação ativa nesse processo, tarefa que desempenhou com muita satisfação.

Mário Mattos conversa com os estudantes
A proposta previa, além da visitação, o estudo das obras do escritor. Sendo assim, os alunos entraram em contato com os principais livros, sendo eles o Contos Gauchescos e Lendas do Sul. Tudo isso visando enriquecer e introduzir os estudantes ao mundo da pesquisa, além de torná-los conhecedores da vida e do trabalho de Simões. 

O projeto segue em andamento. As próximas etapas envolvem a execução de atividades referentes à visita, além da exposição, apresentação e a representação dos trabalhos à comunidade escolar.

O Instituto João Simões Lopes Neto recebeu com muita satisfação a visita dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Simões Lopes Neto e agradece à diretora Ana Maria Fachel e aos demais professores desta instituição a idealização e a execução do rico e estimulante projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes