O Instituto João Simões Lopes Neto recebeu na noite de ontem, dia 25, o simoneano de longa data, Fausto José Leitão Domingues, que esteve palestrando sobre o conto "Trezentas Onças". Foi 15ª encontro do ciclo que celebra o centenário da obra Contos Gauchescos.
Antonio Carlos Mazza Leite, presidente do IJSLN, ao lado do palestrante da noite |
Um dos contos mais famosos de Simões Lopes, Trezentas Onças dá nome ao prêmio que o IJSLN concede anualmente a pessoas que tenham se destacado na preservação e divulgação do nome e da obra do escritor pelotense. O palestrante da noite, que inclusive já foi agraciado com a honraria, começou sua palestra relembrando de como, há anos atrás, surgiu a ideia desta premiação. Muito participativo nas atividades do IJSLN, Fausto Domingues é sócio e conselheiro desta entidade. No Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul ocupa o cargo de 2º vice-presidente.
A palestra expôs uma tese do lugar geográfico por onde se passaria o episódio do conto. O personagem Blau Nunes que aparece em diferentes situações e fases de sua vida no decorrer de Contos Gauchescos, se apresenta em Trezentas Onças como um tropeiro - "Eu tropeava, nesse tempo. Duma feita que viajava de escoteiro". - Segundo os levantamentos de Fausto Domingues, a estância da Coronilha, lugar por onde Blau "devia pousar" fica no interior do município de Piratini. Baseando-se em pesquisas de antigos registros de terras, significado de palavras e elementos analisados dentro do conto, o palestrante traçou sua tese, a qual ele confessa ainda estar totalmente em aberto.
Público prestigiando e participando da palestra |
Próximas atividades do IJSLN
A próxima palestra está marcada para o dia 08 de novembro, com o professor Luís Borges. Antes disso, no dia 06, o Instituto vai receber o jornalista Klécio Santos que estará fazendo o lançamento do livro "O Teatro do Imperador", que conta a história do Theatro Sete de Abril. Ambos eventos começam às 19h.
Fausto Domingues ao lado de Luís Borges, o próximo palestrante do ciclo |
Texto: Cassio Lilge
Fotos: Pedro Henrique Costa Krüger.
0 comentários:
Postar um comentário