O artista homenageado, Vitor Ramil, iniciou sua carreira musical na adolescência, tendo gravado seu primeiro álbum, "Estrela, Estrela", no ano de 1981, quando tinha 18 anos de idade. Vitor é irmão mais novo da dupla dos também cantores, Kleiton & Kledir, e ao longo de sua carreira já lançou oito álbuns. Na literatura sua estréia se deu no ano de 1999, com a publicação da novela Pequod. Em 2004 foi a vez de livro A Estética do Frio, e em 2008 Satolep.
Aos moldes de outros festivais de inverno que ocorrem em cidades como Cantareira (SP), Bonito (MS), Ouro Preto (MG) e Teresópolis (RJ), em Pelotas a proposta também é de um evento descentralizado, com atividades ocorrendo em vários pontos da cidade comtemplando diferentes públicos. O tema “No centro de uma outra história” provém da obra A Estética do Frio, onde Vitor defende que o Sul não estava à margem do centro do Brasil, mas sim no centro de uma outra história.
Artista pelotense homenageado pelo Festival |
Atividades
A abertura do evento será nesta sexta-feira (03) com o Espetáculo Satolep canta Vitor, que começará às 19h no Auditório D. Antonio Zattera - Campus I/UCPEL. A apresentação contará com diversos músicos homenageando o cantor pelotense. A entrada é franca, com retirada de senhas no local do evento a partir das 18h.
No sábado, dia 04, a programação segue com o lançamento do trailer do documentário “A Linha Fria do Horizonte”, com a presença do diretor. O evento começa às 16h, na sala Multiuso - Campus II/UCPEL.
No dia 07, terça-feira, o Instituto João Simões Lopes Neto estará recebendo uma Mesa redonda sobre a obra de Vitor Ramil. Irão participar da mesa, os professores Luis Rubira, Gilnei Oleiro e Cleber Costa, com medição da professora Renata Requião. O início se dará às 18h.
Mais informações e a programação completa do Festival você poderá encontrar no blog do evento: http://festivaldeinvernodepelotas.blogspot.com.br/
Texto: Cassio Lilge
Fotos: divulgação
0 comentários:
Postar um comentário